Desenvolver uma propriedade rural pode levar décadas; assegurar o seu futuro depende de uma atitude no presente.
A sucessão familiar no campo é um tema de grande importância para a continuidade dos jovens no campo, e a sequência de um legado bonito que os pioneiros do agronegócio construíram até aqui e que é hoje o grande pilar que sustenta a economia brasileira.
Para auxiliar nessa tomada de decisão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/PR desenvolveu o Programa Herdeiros do Campo que objetiva despertar a família produtora rural para a importância do planejamento sucessório nas dimensões: propriedade, família e empresa.
Por conta da parceria de longa data com o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, a Horizonte solicitou a disponibilização deste programa, no que foi prontamente atendida.
A primeira turma teve início em 02 de maio/18, com 5 encontros de 8 horas, abordando os seguintes assuntos: Sucessão e governança na empresa rural; Visão estratégica da empresa rural; A empresa rural e seus cenários; Mediação de conflitos e a construção da confiança; O aprendizado e a prática, e um encontro por família participante com a Orientação do plano de ação.
No dia 13 de julho/18 foi realizado jantar de entrega dos Certificados para as famílias, momento gratificante para todos os envolvidos.
Segundo os participantes, o programa foi muito rico pois envolveu os pais e filhos sucessores, sendo unânimes ao afirmar que quebrou barreiras com relação a este assunto, aprimorou conhecimento, proporcionou a troca de experiências com outras famílias e comprovou que é preciso levar tudo na ponta do lápis e organizado.
Interessados em participar de próximas edições deste, ou outros projetos, entrem em contato com seu consultor da Agrícola Horizonte!
Confira algumas fotos dos encontros do projeto e jantar de encerramento.