Como parte das comemorações de seus 40 anos, a Agrícola Horizonte realizou no dia 26 de outubro de 2019, no auditório da Ecos da Liberdade, um espetáculo musical que encantou e surpreendeu o público presente, marcado por momentos divertidos e emocionantes e cheios de lembranças.
O evento foi gratuito e exclusivo para clientes, parceiros comerciais e de projetos, familiares, colaboradores, autoridades, comunidade e imprensa local, público de aproximadamente 1.100 pessoas que lotou o auditório.
Idealizado por Marlise Ricardi que, com a assessoria de Joise Fabiane Brach, coordenou a organização do evento, pensando nos detalhes com muito carinho para entregar um espetáculo que fosse um presente aos convidados. Junto com Gustavo Konieczniak, engenheiro de segurança da Horizonte e vocalista da banda Storehouse, e o regente Gerson Daniel Giese, escolheram o repertório do espetáculo, interpretado, em sua maioria, pelo Coro Canta Horizonte, formado há um ano e meio e composto exclusivamente por colaboradores do grupo Horizonte.
As peças musicais foram “costuradas” por uma encenação teatral que contou a história de muitas famílias da região, dos colaboradores e da própria Agrícola Horizonte, que tem sua origem na cultura italiana e alemã, principalmente, e fortes raízes na agricultura. Este roteiro foi escrito pela colaboradora Liane Hammerschmidt Dummer e muito bem interpretado pelos colaboradores:
Lidiane Fiorini, como “Mama”
Joacir Pereira Da Silva, como “Papá”
Carlos Alberto Hubner, como “amigo João”
Neumar Pacheco, como “irmão Luiz”
Sergio Osmar Schneider, como “chefe Sr. Paulo”
Luiza Reis Viegas, como “esposa Suzana, fase jovem”
Mara Cristina Wickert, como “esposa Suzana, fase adulta”
E participação especial dos atores convidados Aurélio Sampaio, como o “filho Giovane, primeira fase, criança” Leonardo Zanchet como o “filho Giovane, segunda fase, jovem” e Lucas Zanchet como o “filho Giovane, fase adulta”.
Outro grande diferencial foram as participações de convidados especiais como o Coro Masculino “Nós da Voz”, formado por jovens da região oeste do Paraná, patrocinado pela Agrícola Horizonte através da Lei de Incentivo à Cultura, que apresentaram três músicas, uma delas com emocionante participação do barítono Djonatan Ledur. Destaque também para o solo de Aline Riffel na peça gospel “É bom ter Família”, junto com Coro Canta Horizonte, e para as apresentações da banda de rock que é destaque em Marechal Cândido Rondon e região, Storehouse.
A peça Tertúlia contou com o toque especial da presença de um casal com trajes gaúchos, Marcus Vinicius Krug Barbosa, da Invernada Juvenil do CTG Tertúlia do Paraná, e Karin Fernanda Spohr, da Invernada Adulta do CTG Tertúlia do Paraná, ambos de Marechal Cândido Rondon.
Estas participações coroaram e completaram o repertório com elementos de emoção e encantamento. Além disto a apresentação contou com projeções nos telões com as traduções das peças musicais internacionais, trabalho conduzido por Igor Dall Forno e que complementou o entendimento do roteiro.Todas as peças contaram com o suporte da banda composta por Ariovaldo (Tatau) no contrabaixo, Ivo Caldas na guitarra, Matheus Egewarth no piano, Alan Menon na bateria e Samuel Borth no acordeon.
A coordenação cênica do espetáculo ficou a cargo do diretor de cultura do município de Nova Santa Rosa, Fabiano Cassimiro, que é um destaque em nossa região pela sua dedicação, eficiência e criteriosidade para uma perfeita performance expressiva no palco. Suas dicas e orientações voltadas aos atores e também aos cantores fizeram toda diferença no resultado final!
Os figurinos e a decoração complementaram a caracterização do espetáculo, gentilmente emprestados pela Igreja Congregação Evangélica Luterana Alvorada, secretaria da cultura dos municípios de Quatro Pontes e Nova Santa Rosa, Agropecuária Panorama, familiares e amigos dos coralistas e atores, além da maquiagem para o “Papá e Mama” para “Nono e Oma” feita voluntariamente pela jovem Moira Aimê Petri. O palco contou ainda com praticáveis confeccionados pelo colaborador e coralista Everaldo de Paula e Djhones Vian. A iluminação e som ficaram a cargo da Apoema.
O resultado alcançado foi uma satisfação imensa para todos os envolvidos por serem amadores, principalmente pelo retorno maravilhado do público presente que sentiu o aflorar de sentimentos e emoções, e que a “tua história faz parte da nossa história”.
Um presente de 40 anos com você!
Confira o espetáculo na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=65ueNRmp_vY&feature=youtu.be