O trigo está presente há cerca de 10 mil anos na história da humanidade.
10.000 anos A.C
Início do cultivo do trigo na Mesopotâmia, numa região chamada pelos historiadores de Crescente Fértil – área que hoje vai do Egito ao Iraque.
4.000 anos A.C
A “invenção” do pão, atribuída aos egípcios, após observarem o processo de fermentação de uma massa feita de farinha de trigo. Os primeiros biscoitos também apareceram no Egito. As receitas eram à base de trigo, água e mel.
2.000 anos A.C
Da Mesopotâmia, o trigo se espalhou pelo mundo. Na China, o trigo começou a ser usado como farinha e para fazer macarrão e pastel.
Século 9
Estima-se que nesta época os árabes tenham levado para a Itália o macarrão – que teria origem chinesa. Eram preparações feitas de farinha e água, cortadas em fios que secavam ao sol para que pudessem ser conservadas por longos períodos.
Século 11
Em Nápoles, Itália, os cozinheiros começaram a incluir verduras e queijo em um disco redondo de massa. É de lá que vem o termo picea, que seria a origem do nome da pizza.
“Pode-se dizer que a verdadeira confeitaria surgiu no Século 15, quando os europeus passaram a usar o açúcar nas primeiras receitas de bolos com coberturas de glacê”.
Século 15
O cultivo do trigo se expandiu nas regiões mais frias da Europa, como Rússia e Polônia. Os biscoitos tornaram-se extremamente úteis na era das grandes navegações e descobrimentos marítimos. Além de garantir doses de carboidratos aos navegantes, tinham a vantagem de não estragar.